
O SINDUPROM-PE, por meio de sua Coordenadora Geral, Dinalva Lima Pereira Vieira de Mello, celebra com imensa alegria e profundo senso de justiça a vitória histórica no Senado Federal com a aprovação do PLP nº 21/2023 – o Descongela.
Após 583 dias de direitos injustamente congelados, servidores e servidoras públicas de todo o Brasil começam, finalmente, a ter reconhecido e devolvido o tempo de trabalho roubado durante a pandemia, período em que seguiram firmes, garantindo o funcionamento dos serviços públicos essenciais, em especial a educação.
Essa conquista representa um ato de justiça histórica, corrigindo os efeitos perversos da Lei Complementar nº 173/2020, que penalizou quem não cruzou os braços e manteve o país funcionando em um dos momentos mais difíceis da nossa história recente.
A vitória é ainda maior porque o texto aprovado:
✔ garante o descongelamento automático para todos os servidores públicos do Brasil;
✔ autoriza o pagamento retroativo dos direitos, avançando inclusive em relação a outros setores.
✔ Registramos nosso reconhecimento e agradecimento à Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante, pela articulação firme, incansável e comprometida com a classe trabalhadora;
✔ Aos senadores e senadoras que compreenderam a importância dessa pauta, em especial ao Senador Davi Alcolumbre, pela condução e sensibilidade política.
Essa vitória reafirma que direitos se conquistam com luta, unidade e resistência.
Seguiremos vigilantes para que essa decisão se traduza, na prática, em benefícios concretos para todos os servidores e servidoras, especialmente para o magistério.
- Vitória da classe trabalhadora!
- Vitória do serviço público!
- Vitória da justiça social!
Dinalva Lima Pereira Vieira de Mello
Coordenadora Geral – SINDUPROM

Viva a luta Sindical!!